Votar só para presidente também vale, ao contrário do que diz boato compartilhado no WhatsApp

Urna computa quantos votos eleitor decidir dar

Urna computa quantos votos eleitor decidir dar
Abdias Pinheiro/SECOM/TSE – Arquivo

Voltou a circular nos últimos dias uma desinformação eleitoral. A mensagem, espalhada principalmente pelo WhatsApp, afirma que o eleitor que escolher apenas o candidato a presidente e optar por anular o voto ou votar em branco para os outros cargos terá todos os votos anulados.

Ainda segundo esse boato, a Justiça Eleitoral consideraria a prática um “voto parcial”.

Em outubro de 2018, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já havia desmentido essa informação. A classificação de parcialidade do voto também é inexistente no sistema eleitoral brasileiro.

Na mensagem que tenta propagar a fake news, uma pessoa não identificada conta ter passado por um “treinamento para os trabalhos para a Justiça Eleitoral” e faz um alerta mentiroso dizendo que a urna “só computa voto válido quando o voto é completo”.

 

Em 2018, TSE já havia desmentido o boato que desencorajava o voto apenas em presidente

Em 2018, TSE já havia desmentido o boato que desencorajava o voto apenas em presidente
Tribunal Superior Eleitoral

De acordo com o artigo 61 da lei nº 9504/1997, conhecida como Lei das Eleições, “a urna eletrônica contabilizará cada voto, assegurando-lhe o sigilo e inviolabilidade”. Dessa forma, o voto é validado independentemente do número de cargos para os quais o eleitor escolha votar. 

Neste ano, as eleições terão cinco cargos em disputa: presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

 

 

 

 

 

 

Voto nulo x voto branco

 

 

 

 

 

 

É considerado voto nulo quando o eleitor manifesta sua vontade de anular, digitando na urna eletrônica um número que não seja correspondente a nenhum candidato ou partido político oficialmente registrados.

Segundo o glossário do TSE, o voto branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. No momento da votação, ele pressiona a tecla “branco” na urna e, em seguida, aperta “confirma”.