STR / KCNA VIA KNS / AFP
Militares da Coreia do Sul afirmam que a Coreia do Norte disparou vários tiros de artilharia neste domingo (12), no período entre as 8h07 e as 11h03, no horário local, em outra demonstração de força. Exatamente uma semana antes, uma rajada de mísseis balísticos de curto alcance também havia sido disparada pelo país.
No sábado (11), o ditador norte-coreano Kim Jong-un apresentou as metas para aumentar o poder militar e a pesquisa de defesa para proteger os direitos soberanos da Coreia do Norte. As medidas fazem parte da conclusão da Reunião Plenária do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia (WPF), realizada na semana anterior.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul não deu detalhes sobre os disparos, mas acrescentou que decidiu emitir uma declaração no final da noite, pois os tiros eram do tipo tradicional, com alcance relativamente curto e baixa altitude.
No dia 6, em operação conjunta com os Estados Unidos, a Coreia do Sul disparou oito mísseis no mar do Leste, em resposta aos testes armamentistas do país vizinho.