Daniel Guimarães/EducaçãoSP/Divulgação
A maioria dos diretores de escolas de todo o Brasil acredita na profissão e indicaria para outros professores. Esse é um dos resultados da pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido do Todos pela Educação e Itaú Social.
De acordo com o levantamento, que ouviu diretores de todo o país, 95% acreditam que a melhor forma de escolher um profissional para o cargo é por meio de processo seletivo. Apenas 5% concordam que a indicação da Secretaria de Educação pode ser um caminho.
O número chama a atenção porque no Brasil, de acordo com o Censo Escolar 2021, 55% dos cargos de direção das escolas são preenchidos por profissionais indicados por uma Secretaria de Educação.
Ainda, de acordo com os dados da pesquisa, 93% dos diretores concordam totalmente ou em parte que os processos de seleção devem avaliar as competências técnicas dos candidatos.
Os diretores também foram ouvidos sobre outros temas, como a satisfação com o trabalho, a formação que receberam, o desenvolvimento profissional e a relação que mantém com a Secretaria de Educação para a qual trabalham.
Para 27% dos diretores, a formação acadêmica preparou para a gestão escolar. Dos 49% dos profissionais ouvidos pela pesquisa, discordam totalmente ou em parte que receberam uma formação pré-serviço da Secretaria que os ajudou com os desafios da gestão. Todos concordam que os salários dos professores deveriam ser maiores.