REUTERS/Vladyslav Sodel
Várias explosões abalaram Kiev no início deste domingo (5), disse o prefeito da capital ucraniana, Vitali Klitschko.
“Várias explosões nos distritos de Darnytsky e Dniprovsky da cidade”, escreveu ele no Telegram.
Batalha em Severodonetsk
Os russos perderam terreno em Severodonetsk, uma cidade importante no leste da Ucrânia, palco de violentos combates pelo controle de Donbas, disse o governador regional.
“Os russos controlavam cerca de 70% da cidade, mas nos últimos dois dias eles foram repelidos. A cidade está dividida em duas, eles têm medo de se movimentar livremente nela”, disse Sergei Gaidai, governador da região de Luhansk, ao Telegram. parcialmente controlada por separatistas pró-Rússia desde 2014, e da qual Severodonetsk é a capital administrativa ucraniana.
As forças ucranianas capturaram oito soldados russos, acrescentou.
De acordo com Gaidai, o general russo Alexander Dvornikov “se viu estabelecer uma meta: entre agora e 10 de junho tomar Severodonetsk completamente ou controlar a rota Lyssytchansk-Bajmut” que abrirá o caminho para Kramatorsk, a capital ucraniana de Donetsk, a outra maior região do Donbas.
“Todas as forças, todas as reservas (russas) estão concentradas nessas duas tarefas”, disse ele.
O Ministério da Defesa russo disse no sábado (4) que unidades militares ucranianas estavam se retirando de Severodonetsk “depois de terem sofrido perdas críticas durante os combates por aquela cidade (até 90% em várias unidades)” em direção a Lyssytchansk, uma grande cidade vizinha.
Mas o prefeito de Severodonetsk, Olexander Striuk, disse no sábado que os combates de rua continuam e que as forças ucranianas estão tentando “restabelecer o controle total” da cidade.
Após 100 dias, guerra da Ucrânia está longe do fim; veja momentos marcantes