Daniel Leal/AFP – 1º.6.2022
O jubileu da rainha de 2022 celebrará os 70 anos de Elizabeth 2ª no trono do Reino Unido. Para festejarem a data mais do que especial, os britânicos prepararam uma festa de quatro dias que contará com shows de Elton John e Ed Sheeran, além de aparições públicas de Sua Majestade.
A guia de turismo Thais Lima, que trabalha em Londres, garante que o clima na cidade é de festa. A brasileira compara a energia da capital da Inglaterra com os dias de Copa do Mundo.
“A cidade está em festa! Eu gosto de dizer que é quase um clima de Copa do Mundo. Tem bandeirinhas espalhadas por toda a cidade e vizinhos se organizando para fazer festas nas ruas”, conta Thais ao R7. “Não tem como passar despercebido. Tem o rosto da rainha estampado em todo lado.”
A guia afirma que existem produtos temáticos do evento nos mercados e em todo tipo de loja. A brasileira também destaca que a cidade está cheia de turistas estrangeiros e de britânicos que moram em regiões afastadas mas viajaram para participar da festa.
“Tem muito turista, mas também tem muito inglês. Gente vinda do interior só para tentar ver a rainha, mesmo de relance”, diz Thais, acrescentando que ainda vai decidir se levará seus clientes ao miolo das comemorações devido à lotação.
O principal evento do jubileu da rainha já acontece amanhã, quinta-feira (2), no primeiro dia de festividades. Mais de 1.200 soldados da Guarda Real vão desfilar pela área central de Londres, perto do Palácio de Buckingham. A estrela do evento, Elizabeth 2ª, estará presente e passará diante dos militares e súditos.
“As notícias do jubileu estão nos noticiários”, destaca a guia turística brasileira sobre a cobertura da mídia. “Mesmo quem não gosta ou acompanha a família real [sabe do evento].”
Thais também ressalta a discussão britânica sobre a necessidade de manutenção de uma família real no século 21. Para ela, grande parte dos súditos é a favor da realeza e tem orgulho da história de Elizabeth.
“Uma mulher que dedicou a vida dela quase toda para a instituição, com um senso de dever e comprometimento incrível. No geral, a rainha tem esse papel de ser a ‘cara’ do país. E acho que ela leva essa responsabilidade muito a sério e com pouquíssimos deslizes. Acredito que os ingleses estão certos de celebrá-la”, conclui Thais.