Chandan Khanna/AFP – 29.5.2022
A idosa Cecilia Gonzales, avó do autor do massacre em uma escola do Texas, continua internada uma semana após ser baleada pelo neto, Salvador Ramos, de 18 anos. A mulher, de 66 anos, foi ferida pelo jovem antes de ele chegar ao colégio primário Robb e matar 21 pessoas — 19 crianças e duas professoras.
De acordo com o Hospital University Health, na cidade de San Antonio, Gonzales continua em estado estável. A idosa teria sido atingida por um disparo no rosto.
Segundo autoridades do Texas, a avó de Ramos conseguiu ligar para a polícia, mesmo ferida, para alertá-la sobre o neto. O jovem ainda roubou o carro de Gonzales e o dirigiu por alguns minutos até sofrer um acidente em frente à escola primária.
Com um rifle AR-15, o atirador ainda feriu outras 16 pessoas, incluindo policiais e alunos. Os hospitalizados foram levados a, pelo menos, três hospitais da região de Uvalde.
No último domingo (29), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a primeira-dama, Jill Biden, visitaram a cidade para prestar homenagem aos mortos no massacre. O líder americano pediu que o lobby armamentista do país seja enfrentado, após mais um tiroteio em escolas.