Sergey Kozlov/EFE
O Ministério do Interior da Ucrânia informou nesta segunda-feira (20), quando é celebrado o Dia Mundial do Refugiado, que 7,7 milhões de pessoas deixaram o país desde 24 de fevereiro, quando foi iniciada a invasão russa.
Os dados atualizados até a última quinta-feira (16), que foram divulgados através da conta da pasta no Telegram, estão baseados em estatísticas da Organização das Nações Unidas.
Dos 7,7 milhões de habitantes que deixaram o território ucraniano, 2,5 milhões retornaram, ainda de acordo com o Ministério do Interior.
“Como resultado da invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, ocorrida neste ano, milhões de refugiados ucranianos se uniram a esse vasto grupo em todo o mundo”, afirma a nota.
“As pessoas fugiram e seguem fugindo do perigo, das explosões e dos bombardeios, de criminosos armados e brutais, para quem a vida humana não vale nada”, completou o Ministério do Interior.
Segundo os dados do governo da Ucrânia, na Europa, até quinta-feira (16), 3,2 milhões de refugiados do país tinham sido registrados para receber proteção temporária ou para aderir a programas nacionais similares.