Entenda o que é a síndrome de Ramsay Hunt que deixou o rosto de Justin Bieber paralisado

Justin Bieber está síndrome de Rmasay Hunt que paralisa parte do rosto do cantor

Justin Bieber está síndrome de Rmasay Hunt que paralisa parte do rosto do cantor
Reprodução/Instagram

Os fãs de Justin Bieber se desesperaram ao descobrir que o cantor canadense teve de cancelar shows por causa de problemas de saúde. Alguns reclamaram bastante e o astro pop foi às redes sócias para contar que estava com a síndrome de Ramsay Hunt e parte do seu rosto ficou paralisado.

Ele explicou: “quem está frustrado por eu ter cancelado os próximos shows, estou fisicamente incapaz de fazê-los. Isso é bem sério, como podem ver. Queria que não fosse o caso, mas meu corpo está pedindo para eu desacelerar. Espero que entendam que estou usando esse tempo para descansar, relaxar e me recuperar 100% para fazer o que eu nasci para fazer.”

A síndrome é uma doença viral causada pela varicela zoster, o mesmo patógeno que provoca a catapora. Segundo o infectologista Luiz Otávio da Fonseca, da Paraná Clínica, a doença “é o resultado da reativação da infecção latente pelo vírus Varicela Zoster”.

O indivíduo em algum momento da vida já teve contato com o vírus da catapora e, depois de um tempo, ele reaparece e causa a herpes-zoster ou a síndrome Ramsay Hunt, que é mais rara.

Os sintomas da enfermidade de Bieber são vesículas na pele na região da orelha, dor, inchaço e vermelhidão no pescoço ou próxima do ouvido e paralisia facial.

“Ocorre o comprometimento do nervo facial, ocasionando paralisia facial e lagoftalmo, que é a incapacidade de fechar o olho do mesmo lado das lesões”, diz Fonseca.

Bieber contou aos seguidores que estava passando por esse problema: “percebam que esse olho não está piscando. Não consigo sorrir deste lado do meu rosto. Esta narina não consegue mover.”

Os infectados também podem ter zumbido no ouvido, tontura, lacrimejamento nos olhos e alterações auditivas e do paladar. Os sintomas duram algumas semanas e a doença pode deixar sequelas.

“As sequelas podem ser reversíveis ou irreversíveis, a depender do caso. Geralmente, sessões de fisioterapia podem ser auxiliares no tratamento e na recuperação”, orienta o infectologista.

Além da fiosterapia, o tratamento pode ser feito por meio de medicamentos antivirais e corticoides, que são considerados os remédios mais fortes disponíveis para reduzir a inflamação no corpo.

A transmissão entre as pessoas só acontece entre uma que está infectada e outra que nunca teve contato com o vírus da varicela. “Como a maioria das pessoas têm contato com o vírus ainda na infância, seja por infecção ou pela vacinação, em geral já há imunidade estabelecida na vida adulta”, conclui o médico.