Reprodução Nasa/JPL-Caltech
Uma pequena pedra está pegando uma carona há quatro meses no robô Perseverance da Nasa que está explorando a superfície de Marte.
A rocha se prendeu à roda do dispositivo no início de fevereiro e desde então foi transportada por mais de 8,5 km a bordo do equipamento espacial, disse a Nasa.
As fotos da rocha foram tiradas pelas câmeras frontais do próprio robô e mostram o fragmento marciano na roda dianteira esquerda do Perseverance.
O dispositivo pousou na superfície de Marte em 18 de fevereiro de 2021, após uma jornada de quase sete meses pelo espaço.
A Nasa disse que o ‘companheiro de viagem inesperado’ não está causando nenhum dano à roda, embora possa cair a qualquer momento.
O Perseverance chega a até 0,12 km/h, o que pode ser lento o suficiente para impedir que a pequena rocha marciana caia.
Antes de ficar presa na roda do Perseverance, o fragmento poderia estar no mesmo local há milhões de anos.
O robô, que é do tamanho de um carro, tem a tarefa de buscar vestígios de vida microbiana fossilizada do passado antigo de Marte e coletar amostras de rochas para retornar à Terra.
O público pode rastrear a rota percorrida pelo Perseverance usando um mapa interativo online no site da Nasa, que usa pontos para indicar onde o dispositivo parou.
“Os engenheiros criaram essa experiência com software usado pela equipe da missão que decide onde o Perseverance explorará e como chegar lá”, disse a Nasa.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques