Grécia diz que impediu a passagem de 40.000 imigrantes na fronteira desde janeiro

Ministro da Proteção Civil, Takis Theodorikakos, em imagem de arquivo

Ministro da Proteção Civil, Takis Theodorikakos, em imagem de arquivo
Costas Baltas/Reuters – 31.08.2021

A Grécia anunciou neste sábado (28) que impediu que cerca de 40.000 imigrantes entrassem ilegalmente no país vindos da Turquia, através da fronteira de Evros, no nordeste grego, desde o início do ano. 

“Nos primeiros quatro meses de 2022, cerca de 40.000 imigrantes tentaram entrar no país ilegalmente e foram repelidos pela polícia de fronteira”, disse o ministro da Proteção Civil, Takis Theodorikakos, à televisão Skai. 

De acordo com Theodorikakos, a Turquia “não pode tolerar o tráfico de pessoas desesperadas, nem ajudá-las” em suas tentativas de cruzar a fronteira.

A Grécia também anunciou na última segunda-feira que havia impedido uma tentativa de travessia do Mar Egeu para a Grécia da Turquia por cerca de 600 pessoas. Esta foi a maior tentativa registrada este ano.

Segundo fonte do Ministério das Migrações, o fluxo de migrantes nos primeiros quatro meses do ano é cerca de 30% superior ao do mesmo período do ano passado. Mais de 3.000 requerentes de asilo chegaram à Grécia este ano, incluindo 1.100 no mês passado, segundo a mesma fonte.